Primeira nacional de baixa cilindrada com injeção eletrônica

Modelo 2009 reafirma o pioneirismo da marca e traz tecnologia que reduz a emissão de poluentes

Líder na categoria Family com 69% de participação no mercado e 210.480 unidades vendidas em 2007. O que já era sucesso, agora está ainda melhor: a Honda Biz 125 ganhou a moderna injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). A tecnologia, que reduz a emissão de gases poluentes, contribui com a eficiência do motor e a economia de combustível. Além disso, a incorporação do novo sistema reforça o pioneirismo do modelo - primeiro com design projetado por brasileiros para brasileiros e primeira cub do mundo a oferecer porta-capacete.

Na versão 2009, versatilidade e praticidade foram levadas a um patamar superior. A carenagem apresenta um novo gancho que permite o transporte de sacolas e bolsas. Com layout mais moderno, o painel de instrumentos agora conta com luz de advertência da injeção eletrônica. A chave shutter-key (dispositivo de bloqueio da ignição) agora está integrada à chave de ignição, resultando em maior praticidade. O acionador das luzes indicadoras, com sistema push-cancel, garante mais segurança na pilotagem.

Pensando no conforto, principalmente em longos trajetos, o formato do assento foi modificado para oferecer mais espaço às pernas do piloto. O pedal de câmbio teve seu desenho alterado para facilitar o engate preciso das marchas e evitar danos ao calçado. O escudo frontal teve sua área ampliada, melhorando a proteção das pernas e pés do piloto e aumentando a sensação de robustez da motoneta.

Injeção eletrônica: tecnologia ao alcance de todos

O motor 125cc com injeção eletrônica PGM-FI já é utilizado, com sucesso, desde 2003 pela Honda em países como Tailândia, Indonésia e Vietnã. A Moto Honda da Amazônia, por sua vez, aplica o sistema em diversos modelos de sua linha nacional e importada. Além disso, toda a rede de concessionárias recebeu treinamento e está plenamente capacitada a atender o modelo, cuja manutenção é simples e de baixo custo ao consumidor.

A injeção eletrônica, aliada ao catalisador e ao sensor de oxigênio instalado no sistema de exaustão, faz com que a Honda Biz 125 se enquadre aos rigorosos padrões estabelecidos pelo Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), previsto para entrar em vigor no Brasil em janeiro de 2009.

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a injeção eletrônica PGM-FI proporciona um funcionamento mais uniforme do motor, respostas mais imediatas ao comando do acelerador e uma marcha lenta constante, dispensando o uso do afogador. Outro ponto positivo é o consumo de combustível, reduzido em 6,8% quando comparado ao modelo anterior.

Versatilidade e praticidade para o dia-a-dia

A Honda Biz 125 agrada aos mais variados estilos e idades. Representante da categoria Family, pode ser utilizada por toda a família. Sinônimo de conveniência, atende às necessidades do público que procura independência de locomoção e prazer ao pilotar.Funcional, é adequada para o lazer aos finais de semana, para o transporte no dia-a-dia e para o trabalho.

Porta-objetos, porta-capacete - o maior da categoria - e o novo gancho de utilidades permitem o transporte de pequenas cargas. Design jovem e diferenciado, fácil pilotagem devido ao câmbio semi-automático, economia e agilidade são alguns dos fatores que fizeram a Honda Biz 125 conquistar o público brasileiro.

Motor OHC: garantia de desempenho

O propulsor OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, de 125cc, apresenta maior torque desde as baixas rotações e funcionamento suave. Resistente, requer baixa manutenção. Com potência máxima de 9,1 cv a 7.500 rpm e torque de 1,06 kgf.m a 3.500 rpm, é ideal para uso diário, pois mostra força em subidas, mesmo com garupa, e bom desempenho no trânsito urbano.

A Honda Biz 125 está disponível na versão KS, com partida a pedal, e ES, com partida elétrica. Conta com ignição CDI (Ignição por Descarga Capacitiva), que proporciona maior rendimento na combustão. O modelo traz ainda bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção. Ainda mais econômica, tem grande autonomia devido ao tanque de combustível com capacidade para quatro litros.

O câmbio é semi-automático e rotativo, dispensando o acionamento manual da embreagem. O sistema simplifica a troca de marchas e permite ao motociclista passar da quarta para o neutro com o veículo parado.Com quatro velocidades constantemente engrenadas (N-1-2-3-4), a troca de marchas é suave, graças ao sistema de acoplamento das engrenagens.

Biz 125+: mais estilo no dia-a-dia

Para atrair o público que busca uma motocicleta com design ainda mais moderno e esportivo, a Honda disponibiliza a versão Biz 125+. As rodas de liga leve com seis raios, de 17" na dianteira e 14" na traseira, recebem a cor grafite, acompanhando a tendência das superesportivas. Outro diferencial é o sistema de freio dianteiro a disco com cáliper de duplo pistão, que garante segurança ao piloto e progressividade nas frenagens. A exclusividade dessa versão se completa com o moderno painel de instrumentos com hodômetro e marcador de combustível digital.

Fonte: http://www.honda.com.br/web/index.asp?pp=noticias&ps=noticia&ps2=motos&id=1582

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